Cuidados

Seu filho precisa usar óculos?

Os pais estão sempre atentos com a saúde, bem-estar e desenvolvimento dos filhos, por isso, além de levá-los ao médico para consultas de rotina, as crianças também possuem atividades extras, como: futebol, balé, inglês, entre outros. Mas, um assunto muito importante e que algumas vezes passa despercebido é a saúde ocular. Você sabe como verificar se seu filho está dando sinais de que precisa usar óculos? Selecionamos cinco dicas para que você garanta mais conforto à rotina das crianças:

1- Dor de cabeça 

Após um dia cheio de atividades, seu filho pode reclamar de dores da cabeça. Se isso acontecer com frequência, é um sinal de que talvez ele esteja precisando usar óculos, pois, para realizar as atividades diárias, ele acaba forçando demais a visão e, após algum tempo, ficará com dor de cabeça.

 

2- Coçar os olhos

Coçar os olhos pode ser um sinal, pois, automaticamente a criança faz isso para enxergar melhor. Se perceber que seu filho está coçando ou apertando os olhos mais do que o normal, leve-o ao oftalmologista com urgência. Além de problemas na visão, coçar os olhos pode causar outros problemas visuais.

 

3- Dificuldade para ler

A dificuldade para ler muitas vezes é associada ao aprendizado, porém, se perceber que seu filho está apertando os olhos, aproximando o livro do rosto ou embaralhando demais as letras, é um sinal de que a dificuldade está relacionada a algum problema de visão. Com  hipermetropia e astigmatismo, por exemplo, é comum se atrapalhar na leitura. 

 

4- Sentar-se próximo à televisão

Se perceber que seu filho está sentando muito próximo da televisão ou quando vai brincar no celular ou tablet, aproxima demais a tela do rosto, é um sinal para procurar o médico, pois, a miopia é um problema na visão relacionado a dificuldade de enxergar de longe.

 

5- Andar de cabeça baixa

Se perceber que seu filho está andando de cabeça baixa demasiadamente, procure um oftalmologista. Existem casos de crianças estrábicas que acabam tendo dupla visão ao focar um objeto ou olhar para baixo, assim, olhar para o chão evita possíveis quedas. 

 

Lembre-se que levar seu filho ao oftalmologista para consultas de rotina é extremamente importante e, se ficar com alguma dúvida, não tenha medo de procurar um médico. Nessa fase, é extremamente importante o apoio e estímulo dos pais para que a criança use os óculos de forma adequada, evitando que a visão seja ainda mais prejudicada.

 

Acompanhe o blog da Exótica ou cadastre-se em nossa lista especial e fique por dentro das novidades, tendências e notícias do Universo Óptico.

Tem sempre uma exótica perto de você
A Exótica está presente em diversas cidades. Escolha abaixo a mais perto de você!