Você sabe o que é o Glaucoma?
Neste mês, acontece o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma – celebrado anualmente em 26 de maio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo e são registrados aproximadamente 2,4 milhões de novos casos todos os anos.
O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesão no nervo óptico e também no campo visual, podendo levar a pessoa à cegueira. A data comemorativa foi criada no intuito de promover uma reflexão sobre os prejuízos causados pela doença e também sobre a importância do diagnóstico precoce.
Você sabia que existem vários tipos de glaucoma? O glaucoma crônico simples é o mais comum e incide em pessoas acima de 40 anos, o congênito é mais raro e acomete os recém-nascidos, já o glaucoma secundário é decorrente de enfermidades – como: diabetes, cataratas, entre outras.
A doença, no início, é assintomática e compromete primeiramente a visão periférica. A perda visual acontece apenas nas fases mais avançadas e o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular. Se não tratada, o paciente corre o risco de ficar cego.
O oftalmologista, através dos exames de vista, consegue verificar a pressão intraocular dos olhos e possíveis alterações no nervo óptico, além de modificações no grau para o uso de óculos. O indicado é fazer exames de rotina pelo menos uma vez ao ano, principalmente após os 35 anos.
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) divulgou que esta doença atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos, por isso, o diagnóstico precoce do glaucoma é essencial para o seu controle e prevenção. Não descuide da sua saúde ocular! Procure um oftalmologista mesmo se não sentir nenhum sintoma ou alteração nos olhos.
Aproveite e cadastre-se em nossa lista especial para receber dicas, novidades, tendências e notícias do Universo Óptico no seu e-mail.