Cuidados

Cuide da sua saúde ocular!

No mês de maio, temos três datas comemorativas especialmente para lembrarmos da importância de cuidar da nossa saúde ocular.

 

Mas, quais são essas datas e por que elas podem nos ajudar a prevenir doenças?

 

07/05 – Dia do Oftalmologista

Neste dia, homenageamos os profissionais responsáveis pelo estudo, cuidado e prevenção de doenças ligadas ao sistema ocular. 

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), há mais de 1,2 milhões de cegos no Brasil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. Ou seja, isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado e em tempo adequado.

Normalmente, procuramos o oftalmologista quando estamos sentindo algum incômodo, como: vista embaçada, ardência ou coceiras nos olhos e dores de cabeça constantes. Nesses casos, os principais diagnósticos são de: miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia (vista cansada), catarata ou glaucoma. As duas últimas (catarata e glaucoma) podem causar cegueira irreversível.

Por isso, o indicado é fazer exames de vista pelo menos uma vez por ano para garantir que está tudo bem com os seus olhos.

 

17/05 – Dia Mundial da Internet

Por que essa data é importante para lembrarmos de cuidar da nossa saúde ocular? 

Com a quarentena, o número de acessos à internet aumentou bastante. Isso significa que mais pessoas estão passando o dia em frente às telas, como: computador, celular, tablet ou televisão. Esses eletrônicos transmitem uma radiação emitida pela luz azul que pode causar danos à visão. 

Para proteger seus olhos, indicamos – principalmente para as pessoas que trabalham diariamente com esses eletrônicos – lentes bloqueadoras da luz azul. Na Exótica, trabalhamos com as marcas: Protect BLUE-UV (empresa: Qualylentes), Crizal Prevencia (empresa: Essilor), BlueControl (empresa: Hoya) e DuravisionBLUE-UV Protect (empresa: Zeiss) que são específicas para esse cuidado.

 

26/05 – Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

O glaucoma é uma doença ocular que pode causar a cegueira irreversível. 

A enfermidade é causada pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, consequentemente, comprometimento visual. Além disso, é também crônica, silenciosa e não tem cura – mas, na maioria das vezes, pode ser controlada com tratamento adequado. Por isso, o diagnóstico precoce é imprescindível e reforçamos novamente a importância de fazer exames de rotina com frequência (no mínimo, uma vez por ano).

 

 

E aí, você já conhecia essas três datas comemorativas? Sabia a importância de todas? Conta pra gente e compartilhe este conteúdo com os seus amigos. 👀

Tem sempre uma exótica perto de você
A Exótica está presente em diversas cidades. Escolha abaixo a mais perto de você!